terça-feira, 25 de outubro de 2011

Na Bahia, ia, ia... Tudo é motivo de alegria ia, ia...


Sei que tem gente que não gosta do Chiclete com Banana, mas depois de comer um peixinho que nos remete a baianidade, logo me fez lembrar dessa música... Uma alegria inexplicável...(acho que foi a pimentinha (rsrsrs).
Ontem parei na peixaria e comprei um belo filets de linguado. Acho um peixe saboroso, não sou muito fã de Saint Peter, acho muito forte o sabor.
O peixeiro, um rapaz simpático, me indicou essa receita super, mega fácil, e que ficou uma delícia. Vou dar o nome de Peixe ao Leonardo ( nome do rapaz que me atendeu).
PEIXE AO LEONARDO
Ingredientes
4 filets de linguado (normalmente são bem grandes)
1 lata de molho de tomate (você pode usar aquele molho pronto ou fazer um belo molho seguindo a receita do ragu de linguiça, postado anteriormente, só que sem a linguiça kkkk)
1 pote de catupiry ( de preferência aquele da embalagem redonda)
1 vidro de leite de coco
sal e pimenta do reino
1/4 de pimenta dedo de moça (se gostar de pimenta)
1/2 cebola 
1 dente de alho
algumas folhinhas de coentro (para quem gosta)
Preparo
Tempere os filets de linguado com sal e pimenta, reserve.
Numa panela, refogue a cebola e o alho (mas sem deixar dourar, um dica, coloque uma pitada de sal quando estiver fritando, não irá queimar, nem dourar a cebola). Coloque no liquidificador (aqui em casa tenho dois um para salgados e um para doces), o molho de tomate,  1/2 pote de catupiry*, o leite de coco, o refogado de cebola e alho, se quiser 1/4 da pimenta dedo de moça sem a semente. Leve ao fogo para esquentar. Disponha os filets num refratario, e despeje o molho por cima, com uma colher de café disponha pequenas porções do catupiry restante sobre o molho. Leve para gratinar. Como o molho já está bem quente e o catupiry está gratinando, o peixe cozinhara rapidinho, acrescente as folhas de coentro. Sirva com arroz e batatas ao forno, ou fritas. E para quem gosta, umas gotinhas de pimenta...
* Aqui você pode usar um creme de leite leve ou light, mas dar uma encorpada, caso não queira usar o catupiry, e pode colocar queijo ralado para gratinar, substituindo também o catupiry.
 Outra sugestão é colocar alguns tomates pelados inteiros e deixar cozinhar um pouco no molho... Show de bola!!!!
Bom apetite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário