domingo, 23 de outubro de 2011

Almoço de domingo


Quem me conhece a muito tempo, mas a muito tempo mesmo, sabe que não era fã de cozinha. Sabia fazer uma torta de limão, um pão na chapa, nem fritar ovo fritava (não que frite agora, o cheiro de ovo frito me embrulha o estômago), e outras cositas básicas. Arroz também era um problema, já que minha mãe tinha essas panelas de cozinhar arroz japonesas, é só colocar tudo lá, apertar um botão e a panela cozinha o arroz. Uma maravilha! 
Mas hoje encontro na cozinha um refúgio. Infelizmente, não consigo passar mais tempo lá! As tarefas diárias, tomam a maior parte do meu tempo!
Porém quando chega o domingo, enquanto muitas fogem da cozinha, eu já me preparo para entrar nela, as vezes repito minhas receitas, pois aqui é difícil diversificar... Mas nada impede, de se criar e recriar! 
Então, vamos a cozinha!!!! 
Algumas dicas para tornar a cozinha um lugar aconchegante: 
Na janela, vasos com diversos temperos,
Livros, muitos livros e revistas de receitas fáceis e bonitas
Panelas, não dispense um bom conjunto de panelas, e se estiver ao seu alcance uma bela Lê Cruset,
Música, torna o ato de cozinhar em uma sinfonia maravilhosa,
E dependendo do horário, uma taça de um bom vinho. 
Agora se você tiver espaço para fazer uma cozinha gourmet ao ar livre, aproveite, pois imagine um domingo como este, você cozinhando ao ar livre, com todos a sua volta... 
Hoje estou preparando um ragu de lingüiça, normalmente preparo com carne moída, mas resolvi modificar! O significado da palavra ragu é guisado, ou seja carne cozida com vários legumes. Eu acabei por mudar um pouco, já que bato no liqüidificador todos os legumes com o molho de tomate, depois de cozinhar por um bom tempo. O resultado é um molho intenso e bem encorpado.
Vamos a receita!!!! Dá um pouco de trabalho, mas fica muito bom!!!
Ragu de Linguiça
250 g de mirepoix
2 vidros de molho de tomate (aquele que só vem a polpa, que dá até para fazer Bloody Mary) ou 
4 latas de tomates pelados (ainda se preferir, pode usar tomates maduros)
500 l de leite
1/2 xícara de chá de fundo claro de carne ( se não tiver, use um bom caldo de carne em tabletes)
50 gr de pancetta ou bacon *
500 gr de Linguiça Toscana 
1 colher de Sopa de azeite virgem
sal e pimenta do reino
Modo de preparar
Refogue bacon ou a pancetta, reserve. Dispense a maior parte da gordura que ficou na panela, acrescente um pouco de azeite e refogue o mirepoix.

Mirepoix






















Junte o molho de tomate e o fundo de carne. 







Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo. Acrescente o leite aos poucos durante todo o cozimento. Este processo deve levar em média uma hora.  Deixe reduzir até a metade.(Se você gostar dos pedaços de cebola, salsão e cenoura, não bata no liquidificador, caso você prefira bata no liquidificador e passe em peneira grossa, assim você só irá dispensar as sementes do tomate e as fibras do salsão). Para eliminar parte da gordura da linguiça, faça alguns furos nela e coloque para aferventar por alguns minutos. Aproveite enquanto ainda está quente para retirar a pele, e tirar os grumos de gordura que ainda se encontram nela, assim ela já vai ficando picada para ser frita no azeite.


















Frite-a.
Acrescente aos poucos o molho na panela em que fritou a linguiça (dependendo do numero de pessoas, você não irá utilizar todo o molho, aproveite o que sobrou e congele para o próximo fim de semana.). Ajuste o sal e a pimenta do reino.
Cozinhe o macarrão de sua preferência e regue com o ragu de linguiça.
Dê preferência ao queijo parmesão ralado na hora, é muito mais saboroso.


Boa semana a todos!!!

2 comentários:

  1. Ce...vou esqueceu de dizer que tb só fazia capeletti de frango...rsrsrs
    Mas ficava uma delicia.....

    bjsss.. deia

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Deia!!! Me esqueci!!! Acho até que enjoei, porque nunca mais fiz...rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir