sexta-feira, 13 de abril de 2012

Azeites...

No "Génesis", uma pomba traz para Noé um ramo de oliveira, indicando que o mundo revive; no "Éxodo", Moisés recebe a "Santa Unção"de Yaveh, aonde o azeite é misturado com perfumes raros; no horto de Getsemani, oliveiras choraram e rezaram pela morte de Cristo; na mitologia grega, Palas Atenea, deusa da sabedoria e da paz, faz brotar a oliveira de um golpe, ensinando o seu cultivo e uso; Minerva, oferece aos romanos, a oliveira como presente divino e a oliveira passa pela história e pela mitologia...


Não se sabe ao certo seu país de origem, mas, com frequência, dizem que é proveniente da Síria e do Líbano. É cultivada, principalmente, no hemisfério norte, nos países mediterrâneos.


Sua floração ocorre de Abril a Junho, a colheita de seus frutos ainda verde em final de Agosto a início de Novembro, e a de seus frutos maduro de Novembro a Março. (por isso, algumas azeitonas são verdes e outras pretas...)
Por ser um fruto delicado, a colheita é, na maioria das vezes, manual, tomando-se muito cuidado… Mas, também, pode ser feita mecanicamente.
Os azeites mais conhecidos são o Virgem e o Extra-Virgem, mas há, também, o refinado e o puro.
O que diferencia um azeite do outro?
O azeite extra virgem, é extraído após uma única prensagem a frio da azeitona, e em seguida filtrado, e sua acidez é de no máximo 1% (quanto mais baixo o teor de acidez melhor é o azeite), seu uso é em saladas, queijos, pães; ele não deve ir ao fogo, porque perde suas propriedades antioxidantes.
O azeite virgem é extraído na segunda ou terceira prensagem da azeitona. Sua acidez pode chegar até 2%, este você pode usar para cozinhar…
O azeite refinado, é adquirido em outras prensagens da azeitona, porém não possui as mesmas exigências de produção que os azeites citados acima, são mais utilizados em frituras.
E por último, o azeite puro, que é uma mistura do azeite refinado e virgem, sendo menos concentrados, seus preços também acabam sendo menores.
A vantagem dos óleos prensados a frio, é que eles não foram extraídos através de alta temperatura (óbvio, kkkk), alta pressão e solventes químicos, que provocam a oxidação da estrutura química dos óleos vegetais, perdendo assim suas qualidades nutricionais.
Outra dica interessante, que infelizmente não lembro onde li, é que não se deve jogar o azeite VIRGEM, na frigideira fria, devesse esquenta-la primeiro e depois por o azeite, vou procurar, e se achar conto para vocês… Mas uma coisa, tinha uma professora de Bioquímica na faculdade, que falava que tomava uma colher de sobremesa de azeite, antes de ir para festas, e que o azeite retardava a absorção do álcool. (quem quiser experimentar, depois nos conte...)
Para quem quiser saber mais, sobre os benefícios do azeite, indico o seguinte site:
E para quem quer apenas ler mais um pouco, indico "Atelier do Azeite", 
Receita Orgânica…
Frutas Secas no forno com queijo cremoso
(rend. 2 porções/ tempo de preparo 30 min.)
Ingredientes
1/2 maça
1 banana prata cortada ao meio
2 fatias grossas de caqui
2 fatias grossas de goiaba vermelha
1 figo cortado ao meio
Calda
100 gr. de açúcar orgânico
150 ml de suco de laranja
ou 150 ml de vinho branco
Queijo cremoso
200 gr. de ricota orgânica
100 ml de iogurte (ou o quanto baste)
Modo de fazer
Calda
Derreta o açúcar em uma panela até dourar. Acrescente aos poucos o suco de laranja até formar uma calda, não em ponto de fio…
Queijo Cremoso
Bata a ricota com o iogurte no liquidificador até ficar cremoso…
Frutas
Arrume as frutas em um refratário e regue com a calda. Leve ao forno, pré aquecido a 180º C, até ficarem macias. (+/- 15 min.)
Retire do forno e acrescente o queijo cremoso, formando uma “canoinha invertida” ou se preferir o formato de uma quenelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário