segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Congelar ou não congelar??? Eis a questão...


Olá para todos!!! Começa uma nova semana...
Hoje vou sobre técnicas de congelamento, como devemos proceder, porque e por quanto tempo o alimento pode ser mantido congelado.
O congelamento dos alimentos ajuda a manter as vitaminas contidas no mesmo, mas para isso é preciso que: o congelamento até 8º C, conserva os alimentos por mais tempo, porque retarda o desenvolvimento de microbios, e o abaixo de 1ºC inibe o crescimento de micróbios e bactérias, interrompendo assim o processo de deterioração dos alimentos.
A bactéria se desenvolve em uma temperatura de 35ºC, por isso a ideia de deixar alimentos esfriarem para por na geladeira ou no freezer é errada. O ideal é que ocorra um resfriamento rápido, coloque no freezer ou na geladeira, muito bem embalado. 
Existe maneiras diferentes para se congelar alimentos. Você pode congela-lo in natura ou já "pré-cozido", ou já pronto para o consumo.
- Para frutas e hortaliças cruas, higienize-as, retire as partes não comestíveis, colocar em embalagem, de preferência, a vácuo (aqui pode usar um canudo para tirar um ar, ou uma bombinha/ lembro que minha mãe tinha uma). Lembre-se que para descongelar estes alimentos, é necessário coloca-los em agua quente e não servi-los cru.
- Para frutas e hortaliças cozidas, o mesmo processo de higienização, aqui você irá utilizar a técnica de branqueamento (esta técnica consiste em cozinhar o alimento por mais ou menos 1 minuto, em agua já fervendo, e em seguida, coloca-lo em um recipiente em agua bem, mas bem gelada mesmo, para interromper o cozimento, segue o alimento), coloque na embalagem (de preferência a vácuo também),. Para descongelar, deixe de um dia para o outro na geladeira ou descongele no microondas.
- Carnes cruas: . peças inteiras - retire as partes não comestíveis (ossos e aparas), de preferencia embale a vácuo. Para bifes, disponha os bifes lado a lado em uma assadeira, cubra com papel filme, e leve ao freezer, eu já prefiro embalar um a um no papel filme e levar ao freezer. Para descongelar deixe em geladeira de um dia para o outro. Ou microondas (eu aboli o meu, descongelo minhas carnes em forno bem baixo. Não gosto do microondas porque sempre cozinham as bordas dos files).
- Carne cozida: Cozinhar, resfriar, embale e freezer. Descongelar o mesmo processo de carnes cruas
- Sopa: pré cozinhar os vegetais, resfriar e congelar em refratários próprio para freezer, uma dica disponha rente ao sopa. um papel filme, separando a sopa do ar, isso evita a formação de cristais de agua. Acrescente macarrão ou arroz, se for o caso, somente na hora do consumo.
  • Pães: devem ser frescos ou semiassados. embalar individualmente, em papel alumínio, coloque no mesmo saco plástico. O descongelamento pode ocorrer em temperatura ambiente ou no forno.
Outras informações interessantes…
O IPA (Instituto de Pesquisa de Alimentos), estudou os nutrientes de alimentos congelados industrialmente e os alimentos congelados de forma caseira, nesta pesquisa pode constatar que os alimentos congelados em casa perdem muitos nutrientes, desde o processo da colheita, até chegar em nossa casa, cerca de 45% dos nutrientes é perdido neste caminho, além disso, no processo caseiro, a probabilidade de formação de cristais de agua é muito maior, favorecendo a deterioração dos alimentos.
Alimentos congelados também tem data de validade…
SUCO TERAPIA (3 sucos pra lá de poderosos)
Suco de couve
(turbina a perda de peso)
Ingredientes:
1 cenoura
1 folha de couve
1 talo de agrião
1 pepino
1 maça
gengibre e hortelã a gosto
cubos de gelo
Bata tudo no liquidificador
Goiaba
(alívia a dor de cabeça)
Ingredientes:
2 goiabas bem maduras
200 ml de agua
1 colher de chá de mel
cubos de gelo
Bata tudo no liquidificador
Melão Orange
(combate a retenção de líquidos e o inchaço)
Ingredientes
suco de 1 lima da pérsia inteira
1 xícara de melão orange picado
1 xícara de chá de cavalinha
1 colher de chá de mel
cubos de gelo
Bata no liquidificador

Nenhum comentário:

Postar um comentário