segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Estou de volta!!!


Não, não estava viajando, não estava doente, apenas estava....
O Natal está chegando!!! E com ele vem aquela sensação gostosa, de compartilhar, sorrir, dividir...
Mas também vem alguns aborrecimentos... Passar na casa da mãe, ou na casa da sogra, fazer em casa, ou ir para a casa da irmã ou da cunhada... Alguns desses conflitos giram em torno do Natal, em muitas famílias isso é motivo de brigas, acredite se quiser... 
Eu sempre passei o Natal na casa da minha sogra, mas no ano passado, fiz aqui em casa e consegui reunir as duas famílias, para mim e para meus filhos foi ótimo...
Este ano, meus pais e minha irmã mais velha, vão viajar e passar o Natal com a minha irmã caçula... Este fato já aliviou um pouco a tensão pré-Natal.
A árvore está sendo montada, a casa está sendo arrumada, a ceia está sendo decidida...
Mas é sempre complicado decidir o que fazer na ceia de Natal. Se fosse fazer esse ano de novo aqui em casa, já estaria louca atras de receitas, diferentes para fazer...
A partir de agora vou postar receitas que acho que caem bem na ceia, tanto de Natal como de Ano Novo.
Receita
Peru de Natal (1)
Primeiramente, ferva agua (1lt mais ou menos), pegue 1 xícara de fubá e suco de 2 limões. Lave o peru em agua corrente, esfregue o fubá e o suco de limão, e passe sobre a agua corrente, novamente para retirar o suco de limão e o fubá. Este procedimento, serve para retirar o gosto de gordura do peru...
Ingredientes
1 Peru de 5 kgs
2 cebolas picadas bem pequeninas
3 dentes de alho bem amassadinhos
4 latas de cerveja
4 folhas de louro
4 ramos de tomilho
200 g de bacon em fatias
100 g de manteiga sem sal cortada em cubos
sal e pimenta do reino
Modo de fazer
Tempere o peru com sal e pimenta do reino, adicione a cebola e o alho e regue com a cerveja, acrescente as folhas de louro e o tomilho. Cubra com papel filem e deixe marinando na geladeira por 12 hrs.
Pré aqueça o forno a 220º C. Coloque o peru com o peito para baixo, em uma assadeira e regue com a marinada, acrescente a manteiga.
Coloque as fatias de bacon sobre o peru, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno para assar por +/- 8 hrs. Não esqueça de ir regando com a marinada de hora em hora.
Ápos 7 hrs, retire o papel alumínio e vire o peru para dourar o peito por uma hora. Retire do forno...
No liquidificador, bata o molho que formou na assadeira e coloque em uma molheira.
Disponha o peru em uma travessa bem bonita, enfeite e sirva com o molho ainda quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário